Menu

Bancada do Acre tem indefinição sobre anistia aos envolvidos no ato do 8 de Janeiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A bancada federal do Acre na Câmara dos Deputados apresentou posições divergentes sobre a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. O levantamento, parte do Placar da Anistia do Estadão, mostrou que entre os oito parlamentares acreanos, apenas dois declararam apoio explícito à anistia, enquanto outros se recusaram a responder, não deram retorno ou manifestaram posição contrária.

O Coronel Ulysses (União Brasil) e Zezinho Barbary (PP) afirmaram ser favoráveis à anistia, ambos defendendo a anistia total, ou seja, isenção de pena e processo. O Coronel Ulysses também foi o único a declarar apoio à inclusão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outras 33 pessoas denunciadas no Supremo Tribunal Federal (STF) no mesmo benefício.

Anúncio

Por outro lado, Antônia Lúcia (Republicanos) foi categórica ao dizer “não” às três perguntas do levantamento, posicionando-se contra a anistia e a extensão do benefício a Bolsonaro. Já Meire Serafim (União Brasil) e Socorro Neri (PP) preferiram não responder sobre o tema. Eduardo Velloso (União Brasil), Roberto Duarte (Republicanos) e Zé Adriano (PP) não retornaram ao contato para informar seu posicionamento.

O levantamento ouviu 395 dos 513 deputados, o equivalente a 77% da Casa, e identificou que ao menos um terço (182 parlamentares) apoia a anistia. Esse número é suficiente para garantir a apresentação do requerimento de urgência para votação no plenário, mas ainda está 75 votos aquém da maioria absoluta, necessária para aprovação do projeto.

A proposta de anistia é vista como uma tentativa de perdoar os envolvidos nas invasões em Brasília e, potencialmente, beneficiar Bolsonaro e seus aliados. O projeto de lei 2.858/2022, de autoria do deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), segue como o texto com a tramitação mais avançada no Legislativo.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.