Menu

Bacia do rio em Porto Acre é a única em situação de alerta

Foto: Arquivo/Prefeitura
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Porto Acre é o único da Bacia do Rio Acre que ainda permanece em situação de alerta, informou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) do Acre. Os demais municípios estão em situação de normalidade. Ainda segundo a Coordenadoria, o nível das bacias hidrográficas dos rios Iaco, Purus, Tarauacá e Envira segue em normalidade.


Os dados divulgados em boletim de enchente na Agência de Notícias do Acre mostram que, em Rio Branco, na medição das 6h, o rio marcou 11,62 m abaixo da cota de alerta; com isso, as famílias abrigadas no Parque de Exposições começaram a retornar hoje para suas residências.


Já em Porto Acre, nas últimas 24h o rio teve redução de 43 cm, saindo da cota de transbordamento e entrando em cota de alerta. Apenas uma família permanece desalojada.

Anúncio


Na bacia do Juruá, em Cruzeiro do Sul, o nível do rio apresentou sinais de vazante, marcando 13,24m, permanecendo acima da cota de transbordamento e afetando 12 bairros. No momento, 197 famílias estão com corte de energia elétrica e 34 foram retiradas. Em Rodrigues Alves, o rio permanece acima da cota de transbordamento, mas não há registros de famílias desabrigadas.


Já na bacia do Abunã, em Plácido de Castro, houve uma redução de 2 cm nas últimas 24h, mas o rio continua acima da cota de transbordamento, impactando 5 bairros e deixando 2 famílias desalojadas e 6 isoladas. Nas zonas rurais, 9 comunidades estão atingidas, deixando 150 pessoas isoladas.


O transbordamento causou comprometimento do tráfego da ponte que interliga Plácido de Castro a Puerto Evo Morales; além disso, devido ao fato de a fiação elétrica estar próxima da água, a Energisa suspendeu o fornecimento de eletricidade à localidade.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress