Menu

Bacia do rio em Porto Acre é a única em situação de alerta

Foto: Arquivo/Prefeitura
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O município de Porto Acre é o único da Bacia do Rio Acre que ainda permanece em situação de alerta, informou a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) do Acre. Os demais municípios estão em situação de normalidade. Ainda segundo a Coordenadoria, o nível das bacias hidrográficas dos rios Iaco, Purus, Tarauacá e Envira segue em normalidade.

Os dados divulgados em boletim de enchente na Agência de Notícias do Acre mostram que, em Rio Branco, na medição das 6h, o rio marcou 11,62 m abaixo da cota de alerta; com isso, as famílias abrigadas no Parque de Exposições começaram a retornar hoje para suas residências.

Anúncio

Já em Porto Acre, nas últimas 24h o rio teve redução de 43 cm, saindo da cota de transbordamento e entrando em cota de alerta. Apenas uma família permanece desalojada.

Na bacia do Juruá, em Cruzeiro do Sul, o nível do rio apresentou sinais de vazante, marcando 13,24m, permanecendo acima da cota de transbordamento e afetando 12 bairros. No momento, 197 famílias estão com corte de energia elétrica e 34 foram retiradas. Em Rodrigues Alves, o rio permanece acima da cota de transbordamento, mas não há registros de famílias desabrigadas.

Já na bacia do Abunã, em Plácido de Castro, houve uma redução de 2 cm nas últimas 24h, mas o rio continua acima da cota de transbordamento, impactando 5 bairros e deixando 2 famílias desalojadas e 6 isoladas. Nas zonas rurais, 9 comunidades estão atingidas, deixando 150 pessoas isoladas.

O transbordamento causou comprometimento do tráfego da ponte que interliga Plácido de Castro a Puerto Evo Morales; além disso, devido ao fato de a fiação elétrica estar próxima da água, a Energisa suspendeu o fornecimento de eletricidade à localidade.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.