Foto: José Caminha/Secom
Um edital público foi lançado para selecionar 10 artesãos e entidades do Acre que desejam participar da 25ª Fenearte, que ocorrerá em Recife. Dentre essas vagas, uma é reservada para um mestre artesão com carteira nacional válida. O edital também prioriza a diversidade, garantindo espaço para artesãos com deficiência, indígenas e quilombolas.
Artistas individuais, mestres artesãos e entidades que representam associações, cooperativas ou grupos de produção têm até 25 de abril para se inscrever. A feira acontecerá entre 9 e 20 de julho.
Embora o apoio logístico, como o espaço de exposição, seja custeado pelo governo do estado os participantes devem arcar com suas próprias despesas de passagens, hospedagem e alimentação. Em contrapartida, o Estado oferece uma ajuda de custo diária de R$ 322,90 para cobrir custos com deslocamento e manutenção durante a feira.
As inscrições podem ser feitas presencialmente ou por e-mail. Os interessados devem apresentar uma série de documentos, incluindo portfólio com fotos das produções artesanais. A seleção será feita com base na análise da documentação e do portfólio apresentado, que deve refletir as identidades culturais do Acre e o trabalho artesanal de cada participante.