A Prefeitura de Rio Branco começa na quinta-feira, 27, o processo de retirada das famílias alojadas no Parque de Exposições, após a enchente do Rio Acre. As informações foram obtidas durante a primeira edição do ac24horas Play no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco (AC).
Em entrevista ao repórter David Medeiros, do ac24horas, o diretor de Assistência Social e coordenador das equipes no local, Ivan Ferreira, afirmou que o planejamento foi definido em conjunto com a Defesa Civil e as demais secretarias envolvidas.
“Com certeza o retorno está tudo certo para amanhã a gente retornar com essas famílias, seguir a orientação do prefeito Tião Bocalom, que é fazer o planejamento adequado junto com todas as secretarias, a Defesa Civil. Vale lembrar que cada família, ao sair aqui do Parque de Exposições, vai receber o seu kit de limpeza e também a sua cesta básica. São os benefícios eventuais que as famílias irão levar amanhã”, pontuou.
O diretor afirmou que o retorno das famílias vai seguir um critério técnico junto com a Defesa Civil de Rio Branco. “Então, amanhã a gente confirma o retorno das famílias. Claro que vai seguir toda uma sequência de bairros, planejamento junto com a Defesa Civil, mas a gente acredita que até sexta-feira possamos estar retornando. Claro que tem caso e caso; algumas situações aqui dependem da vistoria por parte da Defesa Civil das casas, e que vão ser feitas de acordo com os pedidos, tudo direitinho, com toda a orientação, com todo o planejamento adequado e com o apoio de todas as secretarias nesse momento”, ressaltou.
Segundo Ivan Ferreira, atualmente cerca de 145 famílias estão alojadas no Parque de Exposições, totalizando 436 pessoas. “Ontem a gente já fez a entrega das famílias que estavam na Escola Municipal Willy Viana, lá no bairro Cidade Nova. Então, hoje nós não temos nenhum abrigo nas escolas municipais, apenas aqui no Parque de Exposições, que amanhã começa a operação e o planejamento de retorno dessas famílias que estão ansiosas para estar nos seus lares”, observou.
Durante o período de acolhimento no Parque de Exposições, as famílias receberam assistência completa, com café da manhã, almoço, lanche e jantar, além da distribuição de roupas pelo vestuário social e atividades recreativas para as crianças. Além disso, as famílias atingidas tiveram acesso a serviços da Secretaria de Saúde, desde consultas médicas até atendimentos odontológicos.
ASSISTA AO VÍDEO:
