A Prefeitura de Porto Velho decretou, nesta quarta-feira (26), estado de alerta e emergência no município devido à elevação da cota do Rio Madeira, que, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil, atingiu 16,43 metros.
O nível das águas já chegou a atingir a altura do asfalto na área central da cidade desde o domingo (23), ficando a menos de meio metro da cota de inundação.
O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, afirma que a medida tem como objetivo intensificar a mobilização dos órgãos públicos para a prevenção e a assistência aos afetados pela situação. O decreto, que entra em vigor imediatamente, tem validade de 90 dias.
No Município de Nova Mamoré, devido ao alagamento no km 30 da BR-425, a Prefeitura divulgou um desvio alternativo para contornar o problema de tráfego.
O desvio é destinado aos motoristas que seguem para Porto Velho, Guajará-Mirim ou Nova Mamoré, e orienta o acesso à Oitava Linha do Ribeirão, com seguimento por estradas vicinais até retornar à BR-425. A medida foi adotada para evitar congestionamentos e facilitar a mobilidade na região afetada pela cheia do rio Madeira.
As informações são do portal Rondoniagora.