Menu

Alan Rick defende medidas para baratear passagens aéreas e ampliar a aviação regional na Amazônia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Alan Rick (União-AC) participou nesta semana de um encontro promovido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Brasília, com autoridades do setor aéreo e representantes do governo. O evento discutiu os desafios da aviação regional no Brasil e reuniu propostas para tornar o transporte aéreo mais acessível, especialmente em regiões como a Amazônia.

Durante sua fala, o senador destacou o alto custo das passagens no Acre e em outros estados do Norte. “Um trecho como Rio Branco a Cruzeiro do Sul pode custar até R$ 1.700. É inaceitável. Isso isola a população, limita o desenvolvimento e agrava desigualdades”, afirmou.

Anúncio

Alan Rick é autor do Projeto de Lei 4388/2023 aprovado no texto da Nova Lei Geral do Turismo. A proposta, sancionada em setembro do ano passado, permite o uso de recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil – FNAC, para subsidiar o querosene de aviação (QAV) na Amazônia Legal como forma de reduzir os preços das passagens. No entanto, alertou para a necessidade de que os benefícios cheguem ao consumidor. “Não basta subsidiar. É preciso garantir que as companhias repassem esses incentivos em forma de desconto. Por isso estamos trabalhando para consignar esse subsídio a um desconto no preço da passagem, na regulamentação da lei”, pontuou.

O parlamentar também mencionou o debate em torno da política de “céus abertos”, que visa ampliar a concorrência no setor ao permitir a operação de empresas estrangeiras no Brasil que operem voos internacionais com origem ou destino na Amazônia Legal.

O Senador acreano é autor do Projeto de Lei 4392/2023 já aprovado no Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta permite a “cabotagem”, ou seja, a empresa aérea estrangeira pode realizar um trecho doméstico, num voo internacional. Segundo ele, a medida pode ajudar a equilibrar o mercado e ampliar a oferta de voos ao fomentar a concorrência.

Outro ponto abordado foi a necessidade de investimentos em infraestrutura aeroportuária. O senador citou os aeródromos regionais do Acre que precisam de investimentos. Recentemente os de Tarauacá e Marechal Thaumaturgo entraram no leilão do Ministério de Portos e Aeroportos que permite investimentos das concessionárias nacionais em aeroportos regionais. “São equipamentos estratégicos para garantir conectividade e acesso a serviços básicos para milhares de pessoas”, afirmou.

“Estamos avançando. Nosso objetivo é que voar deixe de ser um privilégio e se torne um direito acessível a todos os brasileiros. Quero agradecer a CNC, em nome do Presidente José Roberto Tadros e do Vice-Presidente Financeiro Leandro Domingos, pelo convite e por liderar esse importante debate“.

Ao final do encontro, o Ministro do Turismo, Celso Sabino, elogiou a atuação do senador e reconheceu sua liderança em pautas que fortalecem o turismo e a integração regional. “O trabalho do senador Alan Rick tem sido fundamental para dar voz à Amazônia e garantir que o desenvolvimento chegue a todos os cantos do país”, destacou o ministro.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.