Categorias: Acre

Acre tem até 31 de março para inscrições no PAC Seleções da Saúde

Por
Da redação ac24horas

O Estado do Acre tem até o dia 31 de março para se inscrever na edição 2025 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções da Saúde. Com um investimento total de R$ 5,8 bilhões, o programa busca financiar a construção de 945 novas unidades de saúde e a aquisição de 18,9 mil equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de ambulâncias e unidades odontológicas móveis. As inscrições devem ser realizadas por meio da plataforma Transferegov.br.


No Acre, o programa oferece oportunidades para ampliar e modernizar a rede de saúde. O Governo do Acre pode submeter até quatro propostas para a construção de novas policlínicas, visando descentralizar e facilitar o acesso a especialidades médicas. Além disso, 14 municípios acreanos, assim como o governo estadual, podem apresentar projetos para a implantação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), fundamentais para o atendimento de pessoas com transtornos mentais e dependência química.


A capital, Rio Branco, tem a oportunidade de submeter uma proposta específica para a renovação da frota de ambulâncias do SAMU 192, reforçando a agilidade no atendimento de urgências e emergências médicas. Além disso, todos os municípios do estado estão habilitados a enviar propostas para a construção de novas Unidades Básicas de Saúde e Unidades Odontológicas Móveis, garantindo a expansão do atendimento primário e dos serviços odontológicos.


Outro destaque do PAC Seleções da Saúde 2025 é a possibilidade de os municípios solicitarem combos de equipamentos para as UBSs e kits de teleconsultas, conforme o porte populacional. De acordo com as diretrizes, cidades com até 10 mil habitantes podem requisitar um kit, enquanto municípios maiores, com população acima de 500 mil habitantes, têm direito a até 18 kits, assegurando a proporcionalidade e o atendimento adequado às demandas locais.


Para participar do processo seletivo, os gestores municipais e estaduais precisam preencher uma Carta-Consulta, manifestando o interesse em receber apoio financeiro ou equipamentos em uma ou mais das modalidades disponíveis. O preenchimento e a entrega de eventuais documentos complementares são de responsabilidade exclusiva dos gestores ou de seus representantes designados.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas