Menu

Acre cai três posições e ocupa 24ª posição no ranking de solidez fiscal

Foto: internet
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre ocupa a 24ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados no pilar de solidez fiscal, segunda a edição de 2024 do levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ficando a frente apenas do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

O Estado apresentou uma variação negativa de três pontos em relação ao ranking anterior, refletindo um cenário de maior fragilidade nas contas públicas.

Anúncio

Em 2021 o Acre estava na 20ª posição, nos anos seguintes, 2022 e 2023 caiu para a 21ª colocação no ranking. O melhor desempenho do Estado foi em 2020 quando figurou na 14ª posição.

A solidez fiscal é um fator essencial para garantir a sustentabilidade financeira dos governos e sua capacidade de investimento na manutenção e ampliação dos serviços públicos.

Para obtenção dos resultados, o levantamento considera indicadores como taxas de investimentos, solvência fiscal, gastos com pessoal, liquidez, dependência fiscal, entre outros fatores que influenciam a estabilidade econômica de cada unidade federativa.

Indicadores como poupança corrente, taxa de investimentos, e índices de liquidez tiveram variação negativa de 5, 9, e 6%, respectivamente.

“Quando um governo não consegue equilibrar receitas e despesas, ele incorre em déficits fiscais, elevando sua individualização e reduzindo sua capacidade de investimentos. Isso impacta diretamente a oferta e a qualidade dos serviços públicos, além de afetar a confiança dos investidores e contribuintes”, pontua o CLP.

Os resultados do ranking de 2024 refletem os dados fiscais de 2023 e apontam desafios para a gestão financeira do Acre.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.