Menu

União obrigada exumar e devolver corpos de indígenas Yanomami mortos pela Covid

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu, seguindo parecer do Ministério Público Federal (MPF), que a União deve exumar e devolver os corpos de indígenas yanomami que faleceram em decorrência da covid-19 e atualmente estão sepultados em Boa Vista. A decisão foi tomada após a União recorrer de uma sentença da Justiça Federal de Roraima.

Em sua defesa, a União argumentou que a atuação do MPF estava relacionada à Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709, que está sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF). Ambas as ações visam a adoção de medidas de proteção para os povos indígenas no contexto da pandemia de covid-19.

Anúncio

Entretanto, o TRF1 reafirmou o entendimento do MPF de que a ADPF 709 abrange um escopo mais amplo, buscando a implementação de medidas gerais para garantir a proteção das comunidades indígenas durante a crise sanitária. A determinação da exumação e devolução dos corpos representa uma importante ação de respeito e reconhecimento dos direitos dos povos indígenas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.