Menu

Marina Silva integra comitiva de Lula ao Japão e Vietnã

Foto: Instagram/ Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas Marina Silva compõem a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita oficial ao Japão e ao Vietnã, a partir deste domingo (23). Após cumprir agenda no Japão, a equipe seguirá para Hanoi, no Vietnã.

Além de Marina, aproximadamente 100 pessoas integram a comitiva brasileira, entre políticos como os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos – PB), além de ministros de Estado e empresários. Eles seguirão no continente asiático até 29 de março.

Anúncio

Essa é a quinta viagem de Lula ao Japão. O presidente e a primeira-dama, Janja, serão recebidos pelo Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako. Além participar de reuniões com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, onde serão discutidos a liberação para exportação de carne bovina e suína ao Japão, e o acordo comercial com o Mercosul.

O governo brasileiro quer pressionar as autoridades japonesas por um “compromisso político” de enviar uma missão sanitária de avaliação de risco para destravar a abertura do mercado. Esta é uma das etapas finais para a certificação.

De acordo com o Itamaraty, o Japão movimenta US$ 4 bilhões anuais do mercado bovino — 80% do montante ficam com a Austrália e os Estados Unidos.

As autoridades também devem tentar avançar em um acordo comercial entre Mercosul e Japão. A diplomacia brasileira avalia que os países que integram o bloco têm sinalizado positivamente ao pacto.

Durante a viagem, estão previstas outras agendas para aprimorar as relações comerciais entre os países. Haverá um fórum empresarial Brasil-Japão, com a participação de cerca de 500 empresários dos setores de alimentos, agronegócio, espacial, energia, logística e siderurgia.

Já a visita ao Vietnã busca aprofundar o diálogo político e econômico entre os países. Está prevista a adoção de um plano de ação para acelerar a parceria estratégica.

Lula deve se reunir com as principais autoridades do país, incluindo o primeiro-ministro Pham Minh Chinh, que esteve no Brasil no passado para participar do G20.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.