Menu

Barqueiro inicia travessia de isolados pela cheia à uma hora da madrugada

Foto: Val Fernandes/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Rio Branco tem custeado a travessia de moradores da zona rural em barcos e auxiliando o escoamento da produção de agricultores afetados pela cheia do Rio Acre, que deixa cerca de 900 famílias isoladas na região do Panorama e Catuaba.

Antônio Moreira Braga, morador do Catuaba há 36 anos, região do Belo Jardim, é o responsável pelo transporte dos moradores da localidade. Trabalhando como autônomo, ele se dispôs a ajudar atravessando os moradores que precisam sair para ir à cidade ou no transporte da produção dos agricultores da região.

Anúncio

Foto: Val Fernandes/Secom

No Catuaba residem cerca de 600 famílias, todas produzindo macaxeira e seus derivados, como goma e tucupi. Braga chega ao ponto de alagação por volta de 1h da madrugada para começar a ajudar os produtores na travessia dos produtos e das pessoas. Só nessa terça-feira (18), ele realizou mais de 100 travessias.

“Eu sou autônomo e o pessoal da prefeitura veio me procurar, e eu estou trabalhando aqui para tirar o pessoal para trabalhar, levar para a rua. Eu chego aqui uma hora da madrugada para atravessar o pessoal e saio daqui a 11 horas. Enquanto tiver pessoa eu estou atravessando. Tem umas 600 famílias ou mais só aí dentro, tudo produzindo macaxeira e goma”.

Panorama

Cerca de 150 famílias estão isoladas por conta da cheia na região do Panorama.

João Olímpio, morador da região do há 73 anos, é o responsável por fazer a travessia dos moradores que precisam se deslocar à cidade e também dos estudantes.

“Uma colega fez um levantamento e trouxe aqui pra mim 150 famílias aí dentro. Aí o pessoal da secretaria, lá da Seagro, pediu que botasse um barco aqui. Então a gente arrumou esse barquinho pra ficar aqui. Tem um outro lá mais em cima também, quando um só não dá, a gente coloca os dois”.

Foto: Val Fernandes/Secom

Lá, a travessia dos moradores também começa cedo, com a chegada dos estudantes que têm de estar antes das 6h na parada de ônibus.

“Tem alguns aqui que é 20 para às 6h já tem que estar com ele aqui desse lado pra ele pegar o ônibus das 6h. Aí vai pro Senai, lá faz curso no Senai, lá no Distrito. Não é fácil, não! 4h da manhã a gente tem que está botando o barco no ponto aqui pra dar passagem pra esses alunos. Aí depois o ônibus vem buscar os outros”. Diariamente, cerca de 50 pessoas realizam a travessia na região alagada do Panorama.

Com informações da Prefeitura de Rio Branco

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.