Menu

Cartórios devem exigir certidão de casamento e presença de cônjuge em transações no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Corregedor-Geral da Justiça do Estado do Acre, Desembargador Nonato Maia, publicou nesta segunda-feira, 17, Recomendação nº 01, que orienta os serviços notariais e de registro a adotarem medidas preventivas para coibir abusos relacionados à violência patrimonial, com foco especial na proteção dos direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade.

A medida visa garantir a segurança jurídica em transações envolvendo imóveis e outros bens, evitando fraudes e abusos que possam prejudicar as mulheres, especialmente no contexto conjugal.

Anúncio

A recomendação destaca a importância dos cartórios como agentes preventivos de conflitos, responsáveis por garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

Entre as medidas recomendadas, os cartórios devem exigir a certidão de casamento atualizada em casos de transmissão de imóveis por escritura pública, para verificar o estado civil e assegurar a proteção dos direitos patrimoniais das mulheres. Além de solicitar o comparecimento do casal para a assinatura da escritura pública, garantindo que ambos estejam cientes e de acordo com a transação. Isso visa prevenir situações em que a mulher possa ser prejudicada por decisões unilaterais do cônjuge.

A recomendação também cita a recomendação nº 47/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata da prevenção de violência patrimonial contra pessoas idosas e vulneráveis no âmbito dos serviços notariais.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.