Menu

Médica nefrologista alerta para falta de sintomas em doenças renais crônicas

Foto: Whidy Melo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O médico e apresentador Fabrício Lemos entrevistou no programa Médico 24 Horas exibido pelas redes sociais e no site ac24horas.com nesta segunda-feira (17), a médica nefrologista Dra. Gabriela Lazzare, que falou sobre o aumento de hábitos fatores de risco para as doenças renais crônicas.


De acordo com Lazzare, a diabetes e a hipertensão são as maiores causas para lesões no rim. “Isso tende a ser pior com o passar dos anos. Temos uma ascensão da piora da qualidade de vida, dieta, hábitos alimentares, obesidade, e isso são fatores de risco. A hipertensão mal controlada causa doença renal crônica, mas doença renal também causa hipertensão. Muitas vezes não conseguimos identificar o que vem primeiro”, alertou.


Foto: Whidy Melo

Com exceção da doença renal aguda, segundo Gabriela, é comum que pacientes com lesões nos rins não sofram com sinais e sintomas até atingirem um estado crítico. É este o motivo, portanto, para que as pessoas busquem fazer exames de rotina para antecipar eventuais tratamentos. “Na doença renal crônica a gente vai ter sintomas quando estamos em estágios mais avançados, onde não tem muito o que possamos fazer, muitas vezes já há recomendação para diálise. Os sintomas, nestes casos, são falta de apetite, coceira na pele, náusea, vômito, sonolência, perda de peso, inchaço do tornozelo, e isso vai progredindo”, disse.

Anúncio


Assista ao episódio completo do Médico 24 Horas com a Dra. Gabriela Lazzare:


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress