Foto: Whidy Melo
A beira do Rio em Rio Branco vem sendo palco de uma movimentação intensa de praticantes de jet-ski, que aproveitam o período de cheia do Rio Acre para se reunir e curtir momentos de lazer e adrenalina. O ac24horas conversou com Emerson Martins, um dos entusiastas da atividade, neste domingo, 16, que falou sobre os investimentos, os pré-requisitos e a organização necessária para praticar o esporte com segurança.
Emerson, que é autônomo e faz parte de um grupo de pilotos de jet-ski, explicou que o período de cheia é ideal para a prática, mas que exige preparação e respeito às normas de segurança. “É bom, é um período que se passa rápido, porém nós temos o grupo de pessoas que detêm o jet-ski. Então, a gente aproveita esse momento de lazer, como você está vendo aí com a família. Todos os visitantes que aqui vêm, né, com toda a segurança, que você tá vendo colete, todo o equipamento de segurança e limitado às leis de segurança que a Marinha nos impõe, certo? É maravilhoso, daqui a pouco chegam mais amigos, e aí a gente vai até às oito da noite, que é o permitido”, detalhou Emerson.
O grupo de praticantes conta com uma estrutura organizada para garantir a segurança de todos. Neste domingo, estavam presentes 32 jet-skis, mas Emerson destacou que, em média, o estado do Acre possui cerca de 140 pilotos cadastrados. “Nós temos quatro pessoas que cuidam para que as pessoas não se choquem, com todo o cuidado, com todo o amparado que a gente tem também”, explicou.
Para quem sonha em ter um jet-ski, Emerson explicou que o investimento varia conforme a potência do equipamento. “O jet-ski ele vai de potência. Ele vai de 60 mil a 110 mil, essa é a verdade. Você quer um equipamento mais potente, você tem que gastar mais um pouco. O consumo básico dele é 10 litros por uma hora de brincadeira. É uma adrenalina única e como eu falei, pelo período curto, né, então vale a pena quem vem brincar”, disse.
Além do investimento financeiro, Emerson ressalta a importância de estar regularizado para praticar o esporte. “Mas ressalto: só brinca quem tem a carteira de motonáutica.São autorizados”, finalizou.