Categorias: Política

Socorro Neri é reeleita vice-presidente do Parlamento Amazônico e reforça compromisso com a população

Por
Da redação ac24horas

A deputada federal Socorro Neri (AC) foi reeleita vice-presidente do Parlamento Amazônico (Parlamaz) para o biênio 2025/2026. A recondução ao cargo ocorreu durante reunião do grupo parlamentar na quarta-feira, 12, em Brasília, que também confirmou a permanência do senador Nelsinho Trad (MS) na presidência. O Parlamaz reúne representantes dos legislativos dos oito países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.


Durante seu discurso, Socorro Neri destacou a importância da cooperação internacional para a proteção do bioma amazônico e o desenvolvimento sustentável da região. Ela ressaltou que, apesar das diferentes realidades nacionais, os parlamentares presentes convergem na necessidade de conservar as florestas, utilizar os recursos naturais de forma sustentável e, principalmente, garantir o respeito, a escuta ativa e a inclusão dos povos originários e comunidades tradicionais.


“São esses povos que, paradoxalmente, menos contribuem para o agravamento das mudanças climáticas, mas que, ao mesmo tempo, estão entre os mais vulneráveis aos seus impactos. Garantir que sejam ouvidos e incluídos nas decisões é um passo indispensável para a construção de soluções verdadeiramente sustentáveis e justas para a região”, afirmou a deputada.


Entre os temas prioritários para os próximos debates internacionais, como a Cúpula da Amazônia e a COP30, Socorro Neri destacou dois pontos alinhados à Declaração de Belém, assinada pelos chefes de Estado em 2023: integração sul-americana sustentável, por meio da melhoria da infraestrutura física e digital da região; e a justiça climática, tendo a educação como ferramenta essencial para sua concretização.


Com a reeleição de Socorro Neri e Nelsinho Trad, o Parlamento Amazônico segue fortalecido para articular políticas públicas que conciliem preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e valorização das populações que vivem na floresta.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias

Atleta acreano busca apoio para disputar Campeonato Brasileiro de Kickboxing em SP O jovem atleta José Marcos, de 24 anos, conhecido no esporte como “Leão Ferroz”, está em campanha para arrecadar recursos e representar o Acre no Campeonato Brasileiro de Kickboxing, que será realizado no dia 13 de dezembro de 2025, no município de Piratininga, interior de São Paulo. Morador de Rio Branco e natural de Jordão, José Marcos integra o projeto Marcelo Fight e vem se destacando na modalidade Kickboxing K1. Ele também atua em duas frentes esportivas, conciliando treinos de boxe e kickboxing. Seu cartel soma 13 lutas, sendo 11 vitórias e 2 derrotas. Além da rotina como atleta, José trabalha com lanternagem e pintura de veículos para complementar a renda. Ele explica que, para participar do campeonato, precisa viajar no dia 10 de dezembro e permanecer até o fim da competição, cobrindo despesas como pesagem oficial, hospedagem, alimentação, preparação e transporte. Segundo José Marcos, o custo total para viabilizar a viagem gira em torno de R$ 7 mil, valor que inclui passagens de ida e volta para ele e seu mestre, além de gastos básicos durante a estadia. “Preciso, no mínimo, de hospedagem, passagem, alimentação e transporte. Como o torneio será no interior de São Paulo, os custos aumentam. Qualquer ajuda faz diferença”, disse o atleta. Quem desejar contribuir com qualquer valor pode realizar doações via Pix: Nome: Ellen Kécia Almeida Pereira: Chave Pix: (68) 98426-7776

20/11/2025