Menu

Setor de serviços recua 11,5% no Acre, uma das maiores quedas no país

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O volume de serviços no Acre apresentou uma queda significativa de 11,5% em janeiro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nessa quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Esse resultado coloca o estado entre os que registraram o maior recuo no setor no início do ano, ficando atrás apenas de Mato Grosso, com -25,8%; e de Rondônia, com 15,6%.


No acumulado dos últimos 12 meses, a retração do volume de serviços no Acre foi de 2,1%. Quando comparado com o mês anterior, dezembro, a queda é de 8,6%.

Anúncio


Já a receita nominal do setor também teve redução expressiva no Acre, com uma queda de 6,2% no mês e no acumulado do ano. Em 12 meses, no entanto, a receita ainda registra um crescimento de 1,2%.


O desempenho do Acre acompanha uma tendência nacional de desaceleração do setor no mês de janeiro.


No Brasil, houve uma variação negativa de 0,2% na comparação com dezembro de 2024, puxada principalmente pela queda nos serviços de transporte, que recuaram 1,8%. Os serviços prestados às famílias e os profissionais, administrativos e complementares também tiveram desempenho negativo, com retrações de 2,4% e 0,5%, respectivamente.


A pesquisa do IBGE apontou que 17 das 27 unidades da federação registraram queda no volume de serviços no primeiro mês do ano.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress