Menu

66,3% dos trabalhadores têm carteira assinada em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC), em parceria com o Instituto Data Control, revelou que 66,3% dos trabalhadores em Rio Branco, capital do Acre, possuem carteira assinada.

A pesquisa traçou um panorama detalhado sobre o mercado de trabalho da população economicamente ativa da capital acreana. Divulgado em 8 de março de 2025, o estudo entrevistou 200 pessoas e apresentou dados sobre emprego, renda, escolaridade e deslocamento para o trabalho.

Anúncio

A pesquisa mostrou que 52% da população ativa está empregada formalmente, enquanto 24% dos entrevistados declararam estar desempregados. Entre esses:

  • 29,2% realizam trabalhos temporários;
  • 14,6% procuram emprego há menos de um ano;
  • 49,2% buscam recolocação há mais de dois anos.

Além disso, 9% dos trabalhadores empregados mudaram de trabalho nos últimos 12 meses, enquanto 73% permanecem no mesmo emprego.

O estudo apontou que 60,5% dos entrevistados têm entre 16 e 44 anos, sendo a maioria mulheres (54%). Sobre escolaridade, 58,5% concluíram algum nível de ensino, enquanto 41,5% ainda estão estudando.

Renda e Setores de Atuação

Em relação à renda, a pesquisa indicou que:

  • 59,5% dos entrevistados ganham até R$ 1.412,00 por mês;
  • Apenas 0,5% recebem mais de R$ 7.070,00 mensais.

O setor de serviços emprega a maior parte da população (30,5%), seguido pelo comércio (19%) e pelo serviço público (12%). Já a indústria (2%) e o agronegócio (1,5%) apresentam menor participação no mercado de trabalho.

A insatisfação salarial também foi um ponto destacado no levantamento:

40,5% dos trabalhadores consideram seus rendimentos insuficientes para cobrir as despesas mensais;
21,5% afirmam que a renda cobre apenas parte das necessidades.

Mobilidade e Benefícios Sociais

A pesquisa também abordou o deslocamento até o trabalho, revelando que 32,5% dos entrevistados consideram a distância percorrida grande. O transporte coletivo é o meio mais utilizado (30,5%), seguido por motocicletas (17%) e bicicletas (9,5%).

Além disso, 49% dos entrevistados informaram que pelo menos uma pessoa em sua residência recebe benefícios sociais, sendo o Bolsa Família o mais comum (81,1%).

Sobre os gastos domésticos, 54% dos entrevistados afirmaram ser os únicos responsáveis pelo sustento da casa. Outros 41,5% dividem as despesas com mais uma pessoa, enquanto 3,5% compartilham com duas pessoas e 1% com três pessoas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.