Menu

Empresários acreditam que informalidade tem afetado negativamente economia do Acre

Foto: Odair Leal
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um estudo da Fecomércio-AC, em parceria com o Instituto DataControl, revelou os principais desafios enfrentados por empresas em Rio Branco. A pesquisa, realizada no dia 28 de fevereiro, com 100 empresários de diferentes setores, analisou os impactos da economia, da informalidade e das contratações no mercado para pessoas jurídicas.

A maioria dos empresários (80%) acredita que a economia fraca tem prejudicado os negócios. Além disso, 62% veem o crescimento da informalidade como um problema que afeta diretamente suas empresas.

Anúncio

Contratação e perfil dos candidatos

Nos últimos meses, 57,3% das empresas realizaram contratações, enquanto 42,7% não ampliaram suas equipes. Em relação à escolaridade exigida, 56% preferem candidatos com ensino médio, 8% aceitam ensino fundamental e apenas 1% busca profissionais com ensino superior.

Sobre critérios de contratação, 62% dos empresários afirmam não ter preferência de gênero, mas 38% avaliam essa questão conforme a função. Já em relação à idade, 45% das empresas demonstram preferência por profissionais de até 29 anos, enquanto 55% não fazem distinção.

Demissões e expectativas para o mercado

O estudo apontou que 58% das demissões nas empresas ocorrem por decisão dos próprios funcionários. Já os desligamentos sem justa causa representam 27%, enquanto 15% das demissões acontecem por justa causa.

Quanto ao futuro do mercado, 41% dos empresários acreditam que levará mais de cinco anos para que a relação entre oferta e demanda de empregos se estabilize. Outros 19% esperam que isso ocorra em dois ou três anos.

Fatores que fazem a diferença para as empresas

Para 79% dos entrevistados, a proatividade e a flexibilidade dos candidatos são fatores decisivos na hora da contratação. Outros 12% destacam a importância da atualização profissional, enquanto 5% valorizam o investimento no potencial individual. Apenas 4% acreditam que a solução para o mercado está na criação de novas oportunidades.

Além disso, 91% das empresas afirmam trabalhar com planos de crescimento semestrais, demonstrando um planejamento estratégico voltado para o desenvolvimento econômico. As informações são da Fecomércio-AC.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.