Menu

Ônibus da Ricco estariam operando de forma irregular, adulterados e sem fiscalização

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O vereador Eber Machado (MDB) denunciou, antes do início da sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (12), que parte da frota de ônibus da empresa Ricco Transportes opera de forma irregular em Rio Branco, com veículos sucateados e placas adulteradas.

Segundo Machado, os ônibus não estão sendo devidamente fiscalizados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans). “Infelizmente, a frota de ônibus de Rio Branco, além de sucateada, opera de forma totalmente irregular. Nossa grande pergunta ao superintendente da RBTrans, Vilas, é: por que a RBTrans não fiscaliza? Recentemente, vimos uma operação feita por ele, junto com a Polícia Militar e os agentes da RBTrans, contra os motoristas de aplicativos Motoub, que possuem veículos novos e com documentação em dia. No entanto, essa mesma fiscalização não acontece com os ônibus da cidade”, criticou.

Anúncio

O vereador também apresentou indícios de adulteração de veículos. “Temos um ônibus circulando em Rio Branco com placas de Minas Gerais, mas que, segundo a consulta na base nacional do Denatran, deveria ser amarelo e está branco. Além disso, o veículo está registrado em nome de terceiros”, afirmou.

Denúncia ao Ministério Público

Machado afirmou que levará as denúncias ao Ministério Público do Acre (MP-AC). “Pela lei, um veículo só pode ficar no nome do proprietário anterior por até 30 dias após a comunicação de venda. Aqui, temos um claro crime de adulteração. Além disso, dos 75 ônibus que verificamos, 56 possuem placas de fora do estado, estão registrados em nome de terceiros e operam de forma irregular. Já entre os 14 ônibus que estão transferidos para Rio Branco, todos apresentam pendências, como débitos de IPVA, seguro obrigatório, licenciamento e multas”, declarou.

O superintendente da Rbtrans, Clendes Vilas Boas disse ao ac24horas que está tomando as providências. “Estou designando diligência para verificar a situação e irei notificar a empresa para o devido esclarecimento”, esclareceu.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.