Menu

Saerb confirma morte de Capivara e diz que qualidade da água não está comprometida

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) se manifestou nesta segunda-feira, 10, sobre o incidente envolvendo uma capivara na lagoa de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) 2. Em nota oficial, a autarquia lamentou o ocorrido e garantiu que a qualidade da água distribuída à população não foi comprometida.

De acordo com o Saerb, o animal foi avistado na lagoa de captação no dia 28 de fevereiro e, imediatamente, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o resgate. No entanto, devido à movimentação do animal, ele fugia das tentativas de captura e permaneceu no local nos dias seguintes, 1º e 2 de março.

Anúncio

Durante esse período, o Saerb manteve contato constante com os Bombeiros e tomou medidas para solucionar a situação, segundo o órgão. No dia 3 de março, às 14h, a autarquia optou pelo desligamento da bomba da captação, mas o animal já havia falecido.

O Saerb esclareceu, ainda, que a decisão de interromper a captação imediatamente poderia comprometer o abastecimento de água da cidade, o que levou a uma avaliação antes da interrupção do funcionamento do sistema.

A autarquia reforçou que realiza análises da qualidade da água de forma constante, a cada duas horas pelos operadores da ETA e diariamente pelo laboratório do Saerb. As ações seguem as diretrizes da Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde, com coletas na saída da ETA e na rede de distribuição para garantir a segurança da água fornecida aos consumidores.

“Contamos com uma equipe de biólogos e laboratoristas capacitados para assegurar a excelência no controle da qualidade da água. Embora o incidente tenha ocorrido na lagoa de captação, a água tratada e distribuída à população segue dentro dos padrões de qualidade exigidos”, informou o Saerb em nota.

Confira a Nota na íntegra

NOTA OFICIAL

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) lamenta profundamente o ocorrido na Captação da ETA 2 e esclarece os fatos, reafirmando seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com a prevenção de novos incidentes.

No dia 28 de fevereiro, uma capivara foi encontrada na lagoa de captação de água, e, de imediato, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Apesar das tentativas de captura, o animal fugia da abordagem e permaneceu na lagoa nos dias seguintes, 1º e 2 de março. Durante esse período, o Saerb manteve contato constante com os Bombeiros e tomou todas as medidas possíveis para resolver a situação. Os números de protocolo gerados durante o ocorrido foram: nº 4388, 5699 e 7868.

Na segunda-feira, 3 de março, às 14h, o Saerb decidiu desligar a bomba após avaliar que a interrupção imediata poderia comprometer o abastecimento de água à população. A bomba foi desligada como medida de segurança, mas, infelizmente, o animal já havia falecido.

Controle de Qualidade da Água

Os operadores da ETA realizam análises a cada 2 horas e o laboratório do SAERB fiscaliza a qualidade da água com análises diárias. Cumprimos a Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde e realizamos coletas de água na saída da ETA e na Rede de Distribuição para garantir que a água mantenha a mesma qualidade até a residência do usuário. Contamos com biólogos e laboratoristas capacitados para garantir a excelência no controle da qualidade da água.

Reforçamos que, embora o incidente tenha ocorrido na lagoa de captação, a qualidade da água tratada e distribuída à população não foi comprometida.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.