Menu

Professor da Ufac lança livro sobre movimentos sociais e ascensão da esquerda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na próxima sexta-feira, dia 14 de março, às 16h, a Livraria Paim será palco do lançamento do livro Movimentos Sociopolíticos e Ambientais no Acre (1988-2002). Capital Social, Ciclos de Protestos e Oportunidades Políticas, do professor Ermício Sena, da Universidade Federal do Acre (UFAC). Fruto de sua pesquisa de doutorado na Universidade de Salamanca, a obra analisa o papel dos movimentos sociais na
transformação política do estado, culminando na ascensão da Frente Popular ao poder.


O livro, publicado pela editora Appris, examina como os movimentos sociopolíticos e ambientais do Acre influenciaram o cenário político e institucional, criando oportunidades para a participação cidadã e a governança democrática. A narrativa tem como ponto de partida o assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em 1988, e acompanha a mobilização social que levou à eleição de Jorge Viana como
governador em 1998.

Publicidade


Com experiência como assessor de movimentos sociais no Alto Acre nos anos 1990, Ermício Sena mergulhou na história política do estado, estudando o papel de líderes desses, sindicatos, intelectuais e a ala progressista da Igreja Católica como aliados na luta pela terra e um modo de vida das populações tradicionais do Acre, além de justiça social e pelo meio ambiente. Segundo o autor, “os movimentos sociais foram protagonistas dessa história política, pois criaram oportunidades políticas para a ascensão de atores institucionais comprometidos com suas pautas”.


A obra também discute o impacto das políticas públicas implementadas pelo primeiro governo da Frente Popular do Acre e como essas mudanças alteraram a dinâmica do desenvolvimento local. Em sua análise, Sena destaca que “o empoderamento desses movimentos resultou em maior controle dos cidadãos sobre as políticas públicas e um fortalecimento dos mecanismos de boa governança”.


O lançamento do livro será uma oportunidade para debater a relevância histórica desses movimentos e seu legado para o Acre. O evento será aberto ao público, proporcionando um espaço de reflexão sobre o papel dos atores sociopolíticos na construção de um estado mais democrático e sustentável.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido