Menu

Fim de semana quente e com chuvas pontuais no Acre

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O fim de semana será marcado por temperaturas elevadas e chuvas pontuais no Acre e estados vizinhos. A elevada umidade do ar, decorrente da evaporação das águas do oceano Atlântico, favorece a ocorrência de precipitações isoladas em diferentes pontos do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, além de regiões da Bolívia e do Peru. As informações são do Portal o Tempo Aqui.

Embora as temperaturas máximas variem entre 29ºC e 32ºC, a alta umidade fará com que a sensação térmica seja ainda mais quente e abafada. Durante a noite, as áreas atingidas pelas chuvas terão temperaturas mais agradáveis. As mínimas, registradas geralmente ao amanhecer, ficarão entre 21ºC e 24ºC.

Anúncio

Os ventos permanecerão fracos a moderados até domingo, soprando predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste. A partir de segunda-feira (10), os ventos mudarão de direção, passando a soprar do sudeste, com variações de sul e sudoeste.

Na segunda-feira e na terça-feira, 10 e 11, a chegada de uma fraca massa de ar polar trará chuvas intensas, podendo resultar em acumulados entre 100 e 200 mm no Acre, Rondônia e no sul e oeste do Amazonas. A temperatura nestes dias ficará mais amena, com máximas abaixo dos 27ºC e, em algumas regiões do leste e do sul do Acre, podendo permanecer abaixo dos 25ºC durante todo o dia.

Diante desse cenário, há alta probabilidade de transtornos à população, incluindo alagamentos, transbordamento de igarapés, queda de árvores e deslizamentos de terra. Embora as chuvas mais intensas estejam previstas para o início da semana, não estão descartadas pancadas fortes e passageiras ao longo do fim de semana.

O nível do rio Acre, em Rio Branco, deve se aproximar da cota de alerta de 13 metros neste fim de semana, podendo até superá-la. Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, que ultrapassou a cota de transbordamento em 10cm, começa a baixar lentamente. Já em Sena Madureira, o rio Iaco pode ultrapassar a cota de alerta de 14 metros, uma vez que, na sexta-feira (7), seu nível já atingia 13,7 metros e seguia em elevação.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.