Menu

Amazonas confirma casos de metapneumovírus; China enfrenta surto do vírus

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Amazonas confirmou casos de metapneumovírus (HMPV), segundo boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS). A China passa por um surto do vírus.


Os dados foram divulgados no início desta semana pela FVS. Conforme o boletim, nas últimas três semanas, os vírus respiratórios mais identificados em amostras laboratoriais encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), foram: coronavírus SARS-CoV-2 (63,9%), rinovírus (30,3%), influenza B (4,1%), adenovírus (3,8%), influenza A (1,5%), metapneumovírus (1%), parainfluenza (0,3%), bocavírus (0,3%) e vírus sincicial respiratório (0,3%).


Descoberto em 2001 na Holanda, o metapneumovírus humano (HMPV) é um vírus conhecido que costuma provocar infecções respiratórias leves. Entre os sintomas mais comuns estão tosse, febre, congestão nasal e dificuldade para respirar. No entanto, em casos mais graves, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades, o vírus pode causar pneumonia.

Anúncio


Conforme a Fiocruz, assim como o vírus da gripe, a transmissão do HMPV ocorre a partir da liberação de secreções de uma pessoa infectada para outra sadia, seja ao tossir ou espirrar, ou pelo contato pessoal próximo, como apertos de mão ou toques. Também pode ser transmitido a partir do contato com objetos ou superfícies contaminadas.


Atualmente, não há vacina ou medicamento específico contra o HMPV, e o tratamento é focado principalmente no alívio dos sintomas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress