Foto: Jardy Lopes
O vereador Zé Lopes (Republicanos) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco, nesta quinta-feira, 27, para alertar sobre a grave crise de abastecimento de água que afeta a população da capital acreana. O parlamentar destacou que o problema é um dos mais críticos enfrentados atualmente pelos moradores.
Zé Lopes lembrou que, em dezembro do ano passado, um pedido de R$ 16,8 milhões foi encaminhado pelo senador Alan Rick ao então ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em regime de urgência. O recurso foi liberado pelo Governo Federal no dia 26 de dezembro. No entanto, passados dois meses, o projeto necessário para utilização da verba ainda não foi apresentado.
O vereador relatou que, segundo informações obtidas por ele, o processo avançou dentro do SAERB e contou com o empenho técnico do presidente da autarquia, Enoque. No entanto, o projeto está parado desde que chegou à Casa Civil do município, sem qualquer andamento.
“É frustrante ver nossa população sofrendo com abastecimento irregular, um dia com água, dois dias sem. As pessoas estão armazenando água em garrafas PET. Eu não estou aqui para procurar culpados, quero resolver!”, afirmou Zé Lopes.
O parlamentar cobrou providências do vereador Rutênio Sá, líder do prefeito na Câmara, para que intervenha junto à Casa Civil e cobre agilidade na liberação do projeto e início das obras. “Nossa população precisa dessa obra com urgência”, reforçou.
Zé Lopes também abordou a questão dos aterros sanitários, mencionada em uma recente visita do senador Alan Rick à Câmara. Ele destacou que, apesar do otimismo demonstrado por alguns vereadores, o consórcio que envolve os 21 municípios do interior para a destinação correta dos resíduos está parado, aguardando apenas a assinatura do prefeito de Rio Branco. “O município não vai precisar desembolsar nenhum recurso próprio. Não entendo por que isso ainda não foi feito. Lixo, esgoto e água tratada são fundamentais para a saúde pública. O custo dessa omissão para a população é altíssimo”, criticou.
O vereador anunciou ainda que formalizará um pedido oficial de explicações à Casa Civil, cobrando que o tema seja tratado como emergência. Ao encerrar sua fala, Zé Lopes reafirmou seu compromisso com as mães de família presentes na sessão. “Meu compromisso é com vocês!”, concluiu.