O pecuarista Bruno Scheid, 41 anos, segundo vice-presidente do Partido Liberal (PL) em Rondônia, tem usado seu distintivo com a inscrição “agente de segurança” para circular em eventos e deslocamentos de induzir a acreditarem que ele seria agente da segurança pública. À Folha de S.Paulo, o pecuarista negou que o uso do emblema induza as pessoas a acreditarem que ele é um policial, mas admite que o objeto facilita sua circulação em eventos e deslocamentos.
“Essa identificação específica que estou utilizando é amplamente usada no Brasil inteiro para facilitar acessos, sendo comum entre assessores parlamentares, deputados federais e senadores em viagens e eventos estaduais”, disse.
O pecuarista explicou que o distintivo pode ser adquirido livremente: “Sua venda não é vedada e pode ser adquirida livremente em locais especializados, como casas militares, sem necessidade de qualquer comprovação”. Ele também ressaltou que é “fã das polícias” , mas não faz parte delas e jamais se passaria por um policial.