O secretário de governo, Luiz Calixto, afirmou nesta quarta-feira, 26, que não existe mais possibilidade para que a validade do concurso da polícia civil do Acre de 2017 seja prorrogada. A informação foi repassada ao ac24horas em primeira mão quando o gestor foi questionado.
“Não há mais possibilidade jurídica para prorrogação. Esse concurso é de 2017. Os próprios integrantes do cadastro de reserva sabem dessa impossibilidade”, disse Calixto ao ac24horas
.Questionado se poderia ocorrer um acordo político, já que os integrantes do cadastro de reserva estão tentando obter apoio dos deputados da Aleac para causa, Calixto afirmou que não há justificativa jurídica para prorrogação. “Já foi prorrogado as vezes que foram possíveis. O governo estuda a possibilidade de um novo concurso, com mais vagas e mais carreiras”, pontuou. O secretário afirmou que o Estado não tem disponibilidade orçamentária e financeira, inclusive para fazer a convocação de candidatos.
O prazo de validade do concurso encerra no dia 16 de março e os candidatos aprovados no cadastro de reserva têm se mobilizado pedindo convocação imediata. Eles cobram o cumprimento de uma promessa feita em 2018, quando o governador Gladson Cameli, então senador na época, durante o período eleitoral, assinou um documento comprometendo-se a chamar todo o cadastro de reserva do concurso. Com o prazo de validade do certame se encerrando em 16 de março, os aprovados pedem urgência na convocação.