Três crianças com idades entre 9 e 11 anos fugiram do Lar do Bebê, uma unidade de acolhimento temporário de Porto Velho, na tarde do domingo (23). Após buscas, elas foram encontradas na manhã desta segunda-feira (24) na zona rural, a 45 quilômetros da cidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), responsável pelo abrigo, as crianças fizeram um buraco no muro e conseguiram sair da unidade.
O TJ chegou a informar que as crianças tinham sido encontradas na manhã desta segunda-feira (24) na casa da mãe de uma delas. No entanto, depois o órgão voltou atrás e informou que quando uma equipe da polícia foi até o local buscá-las, a residência estava vazia. No fim da manhã, a Semasf confirmou que as crianças foram localizadas na Vila Calderita, a 45 quilômetros da cidade de Porto Velho.
O Lar do Bebê é uma unidade de acolhimento temporária de responsabilidade da Prefeitura de Porto Velho, onde vivem crianças em situação de vulnerabilidade.
O local se tornou alvo de denúncias de estrutura precária, superlotação e falta de cuidadores no último ano. Imagens publicadas pelo g1 mostram a situação do local que abriga mais de 20 acolhidos. É possível ver o sofá rasgado, sujeira na cozinha, banheiro sem estrutura e o parque sem cobertura contra sol e chuva.
O MP-RO informou que entrou com uma ação pública contra o município de Porto Velho, em 2024, solicitando uma reforma na estrutura do Lar do Bebê. A reforma solicitada inclui melhorias nos quartos, a criação de sala de estar, sala de jantar, espaço para estudos, cozinha e varanda.
Além da reforma, a ação pede o aumento da equipe de profissionais e a capacitação dos técnicos para atender as crianças com deficiência e condições neurológicas.