Menu

Iapen volta atrás e retoma transporte de policiais penais ao interior

Foto: Zayra Amorim/Iapen
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) decidiu retomar o transporte dos policiais penais que se deslocam de Rio Branco para Senador Guiomard e de Feijó para Tarauacá, alegando não haver legalidade para a atividade.

A suspensão do serviço gerou críticas da categoria e de parlamentares. Na terça-feira (18), durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Arlenilson Cunha destacou que o transporte era oferecido há 12 anos e criticou a decisão do Iapen de interrompê-lo.

Anúncio

“De repente, o presidente do Iapen suspende o transporte, alegando que o uso do combustível é irregular e não tem amparo legal. Mas esse serviço sempre foi prestado e segue o mesmo modelo adotado para servidores da Sefaz que vão para a Tucandeira. Precisamos entender a lógica dessa decisão”, questionou Cunha.

O Sindicato dos Policiais Penais do Acre (Sindpol/AC) destacou que a categoria cobrou providências imediatas, acionando a administração do Iapen, a Secretaria de Governo e a Comissão de Segurança Pública da Aleac.

“A paralisação desse serviço essencial impactava diretamente a rotina dos servidores, colocando em risco suas condições de trabalho”, afirmou o presidente do Sindpol, Leandro Rocha.

A retomada do transporte foi viabilizada após atuação junto à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que reavaliou o entendimento sobre o deslocamento dos servidores que atuam nas Unidades Penitenciárias Moacir Prado, em Tarauacá e Antônio Sérgio Silveira de Lima, em Senador Guiomard.

Com a decisão, o serviço foi normalizado para os policiais penais que atuam nas unidades do interior.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.