Menu

Aneel autoriza importação de energia da Venezuela para abastecer Roraima

Foto: Cecteezy
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nessa terça-feira (18) a importação de energia da Venezuela para abastecer a subestação de Boa Vista, em Roraima. A operação será feita por meio da empresa brasileira Bolt Energy Comercializadora de Energia, que deve receber um reembolso estimado em mais de R$ 41 milhões, por meio da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).


Roraima é o único estado que não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e é atendido por usinas termelétricas. Venezuela enviava energia para Roraima desde 2001, mas em março de 2019 cortou o abastecimento após uma série de apagões no país vizinho. Com a importação, parte da energia das usinas termelétricas que hoje abastecem Roraima será substituída pela produção da usina hidrelétrica de Guri, na Venezuela.

Anúncio


Os volumes de importação de energia elétrica, bem como a identificação das usinas termelétricas a serem substituídas serão definidas diariamente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e informados mensalmente para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido