Menu

Amapá e Pará estão em estado de emergência fitossanitária

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Decreto foi emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) devido à ameaça da praga Rhizoctonia theobromae, conhecida como “vassoura de bruxa” da mandioca.

A praga já causou prejuízos significativos na produção de farinha no município de Oiapoque, onde destruiu plantações. A disseminação pode ocorrer por meio de material vegetal infectado, ferramentas de poda, solo, água e movimentação de plantas entre regiões, tornando o controle essencial para evitar um surto maior.

Anúncio

O Amapá adotou medidas rigorosas de controle para conter o avanço da praga Rhizoctonia theobromae, conhecida como “vassoura de bruxa” da mandioca. A principal delas é a instalação de barreiras sanitárias, previstas na Portaria nº 769, de 29 de janeiro de 2025, que proíbe o transporte de sementes-maniva de regiões afetadas. A restrição tem validade de 1 ano.
Além da barreira sanitária, ficou definida uma reunião em Brasília (DF) com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
O encontro envolverá o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e outros órgãos do setor primário, para alinhar novas estratégias de contenção da praga e proteção da produção de mandioca na região.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.