O vereador André Kamai (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal nesta quarta-feira, 19, para cobrar da Prefeitura de Rio Branco a prestação de contas do programa Asfalta Rio Branco, iniciado e executado em 2024. Segundo o parlamentar, a falta de transparência sobre a aplicação dos recursos é preocupante, especialmente diante do investimento de R$ 190 milhões no projeto.
“Essa questão do Asfalto de Rio Branco é muito grave. Vimos o processo começar no ano passado, próximo ao período eleitoral. Depois, o secretário Cid Ferreira declarou, já após as eleições, que algumas ruas foram asfaltadas de qualquer jeito devido ao processo eleitoral. Mas até hoje não sabemos quantas ruas foram feitas, como esse dinheiro foi gasto, onde foi aplicado e o que de fato mudou na cidade. A prefeitura precisa dar uma satisfação para a sociedade. Tenho visitado os bairros e visto uma situação extremamente grave: muitos buracos, ruas intrafegáveis, lama, e agora, no período chuvoso, o problema se agrava ainda mais. O que eu cobro é transparência nesse processo”, afirmou Kamai.
O líder do prefeito Tião Bocalom na Câmara, vereador Rutênio Sá, rebateu as críticas e citou a gestão do ex-prefeito Marcus Alexandre. Ele garantiu que a prefeitura já tem um planejamento para as obras deste ano. “Como o ex-prefeito Marcus Alexandre deixou a cidade? Ela estava melhor ou pior? Agora existe um planejamento para o verão, com a Emurb. O senhor sabe que dezenas de máquinas novas estão trabalhando, e vamos lutar para que as ruas indicadas pelo senhor sejam contempladas”, respondeu Rutênio.
Em réplica, Kamai insistiu na cobrança e questionou o andamento das ações da atual gestão. “A questão aqui é: quando vocês vão fazer? A população confiou esse trabalho a vocês. O ex-prefeito Marcus Alexandre já não está mais lá. Quando estávamos na administração, fizemos um trabalho de manutenção e cuidado. Agora, é a vez de vocês entregarem resultados”, concluiu o vereador petista.