Foto: Jardy Lopes
O nível do rio Acre continua subindo em Rio Branco e deve se aproximar da cota de alerta até a próxima segunda-feira (17). As informações são do meteorologista, Davi Friale, em boletim publicado na noite de sexta (14). Apesar da elevação, não há risco iminente de inundação alarmante, já que as chuvas seguem abaixo da média esperada para o mês.
Na sexta-feira (14), por volta das 14h, o rio marcava 11,4 metros na capital acreana. A cota de alerta, estabelecida em 13,5 metros, segundo Friale, não deve ser atingida nos próximos anos, segundo previsões meteorológicas.
“ O nível do rio Acre, em Rio Branco, vai continuar subindo neste fim de semana, devendo ficar próximo da cota de alerta até segunda-feira, dia 17 de fevereiro. Mesmo com a elevação do seu nível, não oferece perigo de inundação alarmante, pois tem chovido e vai continuar a chover abaixo da média para o mês, como temos previsto para este verão. Na sexta-feira (14/2/2025), por volta das 14h, seu nível, na capital acreana, era 11,4m. A cota de alerta é 13,5m, que não deverá ser atingida, pelo menos nos próximos dez anos”, pontuou.
O fim de semana será marcado por tempo quente e abafado em Rio Branco e na maior parte do Acre. No sábado (15), o sol aparece entre nuvens, e chuvas rápidas podem ocorrer em alguns pontos. Já no domingo (16) e na segunda-feira (17), as precipitações devem ganhar intensidade, podendo causar transtornos em áreas vulneráveis, como alagamentos de ruas e o transbordamento de córregos e igarapés.
Até o momento, o acumulado de chuvas em Rio Branco neste mês é de 144,2 mm, o que representa 48,2% da média de fevereiro, estimada em 298,9 mm.