Menu

No Acre, Ibama impõe embargos em áreas de Reserva Legal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinou nesta sexta-feira, 14, embargos preventivos em três áreas de Reserva Legal localizadas nos municípios de Capixaba, Sena Madureira e Rio Branco, no Acre. As medidas visam a proteção ambiental e a recuperação de áreas desmatadas, proibindo atividades como criação de animais e cultivos agrícolas.

Os embargos foram estabelecidos pelos editais nº 7, 8 e 10 de 2025, assinados por Melissa de Oliveira Machado, superintendente do Ibama no estado. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) aparece como interessado nos processos, uma vez que as áreas embargadas estão localizadas em Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS) e em um Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE).

Anúncio

No município de Capixaba, foi embargada uma área de 1.284,89 hectares dentro do PDS Campo Alegre. Já em Sena Madureira, o embargo preventivo atingiu o PAE Riozinho Granada, afetando uma área de 28.525,22 hectares.

Em Rio Branco, o embargo foi aplicado sobre uma área de 1.164,65 hectares no PDS Nova Baixa Verde.

De acordo com a Instrução Normativa Ibama nº 15/2023, os embargos podem ser levantados administrativamente caso os interessados comprovem a regularidade ambiental da atividade desenvolvida nas áreas atingidas. O requerimento deve ser apresentado por pessoa física ou jurídica, e a responsabilidade por infrações ambientais individuais será apurada em processos administrativos próprios.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.