Menu

Concurso Polícia Federal: edital é autorizado com mil vagas. Veja os requisitos

Foto: Polícia Federal/ Governo Federal/Divulgação
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi publicada hoje, dia 14, no Diário Oficial, a autorização para realização do concurso público da Polícia Federal. Serão mil vagas no total, sendo 120 para Delegado, 69 para Perito Criminal, 630 para Agentes, 160 para Escrivão e 21 para Papiloscopista. O edital deve sair até agosto e as provas podem acontecer entre outubro e novembro.

“Com salários atrativos e a possibilidade de lotação em diferentes regiões do país, o concurso deve atrair um grande número de candidatos. Vale destacar que a maior demanda será para a região Norte, principalmente em áreas de fronteira, um cenário estratégico para a segurança pública”, comenta Diego Ribeiro, coordenador de Carreiras Militares do Gran Concursos.

Anúncio

Salário e benefícios

Com base nos concursos passados, realizados pela Banca Cebraspe, a remuneração inicial é de R$14.710 para agente, escrivão e papiloscopista e R$27.831,10 para perito e delegado. Durante o curso de formação profissional, os participantes recebem 50% do subsídio do cargo durante cerca de 4 meses.

Requisitos e dicas para cada prova

Os candidatos que desejam ocupar as funções de agente, escrivão e papiloscopista devem ter diploma de conclusão de ensino superior em alguma instituição reconhecida pelo MEC.

O professor do Gran Concursos destaca que as disciplinas de Contabilidade, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Estatística devem representar, juntas, 90% da prova.

Para o cargo de delegado, é necessário ter diploma de bacharel em Direito e comprovação de 3 anos de atividade jurídica ou policial. Todos os inscritos precisam ter carteira de identidade civil e carteira nacional da categoria B, no mínimo. As etapas do processo seletivo são: prova objetiva, prova discursiva, Teste de Aptidão Física, avaliação médica, prova oral (somente para delegado), prova prática de digitação (apenas para escrivão), avaliação de títulos e avaliação psicológica.

“Não espere a publicação do edital para começar. A concorrência será altíssima, e quem já estiver estudando sairá na frente”, orienta Ribeiro.

Os candidatos interessados podem acompanhar as próximas movimentações no Diário Oficial da União.

Fonte: Exame

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.