Menu

Câmara de Tocantins é suspeita de esquema de desvio de recursos com locação de veículos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MPE) deflagrou nesta quinta-feira, 13, a Operação Finta Carozza, com o objetivo de desarticular organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos, fraude à licitação, superfaturamento de contratos, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro. Realizada com apoio da Polícia Civil, ação cumpriu mandados de busca e apreensão em oito endereços de Araguaína. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal do município.

Anúncio

A investigação teve início a partir de um Relatório de Inteligência, que apontou indícios de irregularidades em um contrato firmado entre a Câmara de Araguaína e a Auto Vip Multimarcas Ltda. O contrato previa a locação de veículos sem motorista, mas os elementos levantados indicam um possível esquema fraudulento para desviar recursos públicos.

Entre as principais suspeitas de irregularidades, destaca-se o fato de que muitos dos veículos listados no contrato nunca pertenceram à empresa contratada. Além disso, verificou-se que os vereadores supostamente alugavam seus próprios veículos ou indicavam terceiros para o fornecimento, apropriando-se indevidamente dos recursos públicos.

A operação recebeu o nome “Finta Carozza”, que, em italiano, significa “falsa carruagem”, fazendo referência ao modus operandi suspeito da organização investigada, que teria simulado locações de veículos para ocultar o desvio de verbas públicas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.