Menu

Alan Rick cobra adesão de Bocalom ao consórcio de saneamento básico

Foto: Jardy Lopes
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Alan Rick (União Brasil) participou, na manhã desta quinta-feira, 13, de uma sessão solene no plenário da Câmara Municipal para discutir o saneamento básico no Acre. Durante o evento, foi apresentado um projeto de estruturação que visa atender as necessidades do estado por meio de um consórcio que poderá abranger os 20 municípios e ser gerido pelos prefeitos.

Alan Rick destacou a gravidade da questão ambiental na Amazônia e ressaltou que o Acre está entre os estados com os piores índices de saneamento básico, resíduos sólidos e qualidade da água. “Quando pensamos no consórcio, idealizamos um projeto para atender os 22 municípios”, afirmou.

Anúncio

Para o parlamentar, a participação de Rio Branco é essencial para o sucesso da iniciativa. Segundo ele, o projeto está nas mãos do prefeito Tião Bocalom desde novembro do ano passado, quando o ministro do Desenvolvimento esteve no Acre para apresentar informações sobre aterros sanitários e saneamento. Entretanto, a adesão da capital ainda depende da assinatura do gestor municipal, o que não ocorreu até o momento.

“Eu quero conversar com o prefeito e entender o que está acontecendo. O ministro foi claro naquele seminário: se o Acre perder a oportunidade deste ano para iniciar os projetos de aterros sanitários e saneamento, não conseguiremos cumprir o prazo estabelecido em lei, que é 2030”, alertou o senador.

Alan Rick reforçou a necessidade de agir dentro do prazo. “Já perdemos o prazo para os aterros sanitários, que venceu em agosto do ano passado. Agora, precisamos garantir que o projeto de saneamento avance. Tenho certeza de que o prefeito Bocalom assinará o contrato com o consórcio”, declarou.

O senador também destacou que o investimento previsto ultrapassa R$ 1 bilhão. “É um investimento que supera um bilhão de reais para o Acre”, afirmou.

Segundo Alan Rick, o ministro enviou a minuta do contrato para que Rio Branco formalizasse sua adesão ao projeto estruturante. No entanto, desde novembro, o documento ainda não foi assinado e encaminhado de volta para Brasília.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.