Menu

Roberto Duarte; sobre favores, nepotismo e familiocracias!

Se o deputado Roberto Duarte (Republicanos) é conhecido por algo, é pela sua integridade política. Não há registros de ele solicitar cargos públicos para si mesmo, amigos ou familiares durante seu mandato como vereador, deputado estadual e agora federal.

Os fundadores de nossa república valorizavam homens como ele, indivíduos que não podem ser comprados com dinheiro, cargos ou favores. Ninguém é obrigado a apreciar suas posições políticas e ele certamente não é perfeito.

No entanto, considerando o atual cenário político acreano e brasileiro, o parlamentar acreano faz uma grande diferença no campo da ética política e da moralidade. Um autêntico homem público da chamada “Direita”. É um democrata e os fatos não mentem. Como disse, se não acertar em todas, não é perfeito.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” (Isso disse Rui Barbosa em 14 de dezembro de 1914).

. Ainda sobre o rompimento entre o governador, o governo e o senador Alan Rick (União Brasil), Gladson Cameli não quis repetir os erros cometidos nas eleições municipais com Socorro Neri e pro Senado com Ney Amorim, quando o seu poder foi minado pelos próprios assessores.

. Aliás, fato que ele já corrigiu na reeleição do prefeito Tião Bocalom.

. Como disse Cristo Jesus:

. “A casa dividida não prospera e quem comigo não ajunta espalha”.

. Pois é, deu no que deu.

. Macunaíma, meu jovem, e a nomeação da esposa do prefeito Bocalom, como você viu?!

. “O prefeito Tião Bocalom teria nomeado a esposa para a Secretaria de Ação Social ou qualquer outro espaço que não fosse contestado”.

. Por que, então, a chefia de seu gabinete?

. “Qual a diferença”?

. Ninguém nomeia o cônjuge para a porta de entrada… (falando de gestão e política, é claro).

. E ele mesmo dizia…

. “Dizia é verbo conjugado no passado; as coisas mudam o tempo todo e as necessidades também”.

. Mas trouxe um desgaste político?

. “Sem dúvidas”!

. Como andam as coisas pela Assembleia Legislativa?

. “Bom, alguns deputados estão preocupados, já que seus partidos estão negando legenda e serão encaminhados para o chapão que deverá ser o PROGRESSISTA”.

. Meu barco é pequeno/ E tem gente demais/ Ele vai afundar/ Ele vai afundar… (canção popular).

. “O problema é que a renovação na Câmara de Rio Branco, assustou os deputados; não é questão de fazer um bom mandato ou não, é o jogo político eleitoral que pode deixar de reeleger um excelente parlamentar”.

. Tens falado com o Gladson?

. “Todo santo dia… está animado, céus de brigadeiro”!

. E com o Jorge Viana?

. “Disse que a partir de abril deste ano inicia um novo processo em sua trajetória de vida; percebeu que ele está mais light”.

. Sei não, ó!

. Sabia que o vereador Bruno Morais (PP), o mais votado da história de RB, poderá ser candidato a deputado federal?

. “Sabia, a nova geração chegando, isso é bom”.

. E o presidente da Câmara Joabe Lira…

. Tentando segurar no leme para resolver questões internas; gerir uma secretaria é diferente de um poder onde todos têm interesses a serem contemplados, um desafio.

. Para fechar, conta a última?

. Os novos prefeitos começando a trabalhar e os ex-prefeitos ocupando cargos sem quererem trabalhar.

. Como dizia o Boris Casoy:

. “Isto é, uma VERGONHA!

. Bom dia!