Menu

Prefeitos e secretários municipais do Acre participam de Encontro Nacional em Brasília

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Prefeitos do Acre e secretários municipais participam desde segunda-feira, 10, em Brasília, de agendas diversas no Ministério da Educação, Conselho Nacional dos Municípios e da agenda do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), que acontece de hoje a 13 de fevereiro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e terá na abertura o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de outras pastas.

Coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), o evento tem parceria da Associação Brasileira de Municípios (ABM) com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Anúncio

O prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia, participou da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que reúne prefeitos de todo o país há quase 30 anos e estará no Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas. Na agenda de Maia está também encontros com a bancada acreana.

Carlinhos do Pelado, prefeito de Brasileia, é outro prefeito da regional do Alto Acre que está acompanhando as agendas em Brasília. Nesta segunda, ele participou da reunião sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização – Criança Alfabetizada. “É um compromisso fundamental para garantir que nossas crianças tenham um futuro melhor(…) seguimos trabalhando para fortalecer a educação e assegurar que cada criança de Brasiléia seja alfabetizada na idade certa”.

Rodrigo Damasceno, prefeito de Tarauacá, e o secretário de Educação do município, Carlos Sousa, se reuniram com o assessor especial do Ministério da Educação, Léo de Brito, para discutir liberação de recursos com foco na conclusão de creches para os bairros de Copacabana, Praia e Corcovado. “Esse tipo de diálogo é fundamental para fortalecer a educação e proporcionar melhores oportunidades para todos”, disse o prefeito.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, também participa do ENPP, que terá manuais e passo a passo para acessar recursos, painéis e oficinas sobre governança, gestão e programas prioritários e imersões sobre situações da administração pública, conexão direta com ministérios, especialistas e gestores públicos, além de suporte técnico para acelerar a implementação de políticas.

Segundo a assessoria do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, o gestor não participará das agendas do Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.