Menu

Boias em caixas d’água viram obrigatórias; veja prazo de adequação

Foto: Reprodução/Blog CasaMimosa
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A população de Rio Branco terá até o mês de agosto de 2025 para se adequar à norma que torna obrigatório o uso de boias em caixas d’água no Acre. A exigência está prevista na Resolução nº 97 da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Acre (Ageac) , publicada em agosto de 2024.

Segundo a prefeitura, a medida tem como objetivo reduzir o desperdício de água, que corresponde a 80% das perdas no sistema de abastecimento , garantindo um uso mais eficiente dos recursos hídricos e contribuindo para o equilíbrio financeiro do setor. A iniciativa também está homologada às metas do Marco Legal do Saneamento .

Anúncio

O descumprimento da norma resultará, inicialmente, em orientação verbal e notificação por escrito . Caso o desperdício persista, poderá ser aplicado conforme a Lei Municipal nº 1.575/2005 , incluindo multa, corte no fornecimento de água e agravamento progressivo em caso de reincidência.

A Prefeitura de Rio Branco , por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) , reuniu-se com o presidente da Ageac, Luís Almir Brandão , para discutir a fiscalização e a possibilidade de redução do prazo para adequação.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.