Menu

Decreto de criação do Museu dos Povos Acreanos é publicado um ano e meio após inauguração

Fachada do Museu dos Povos Acreanos. Foto: Alice Leão/SEET
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Diário Oficial do Estado do Acre publicou em sua edição dessa sexta-feira, 7, o Decreto 11.632, assinado na data de 6 de fevereiro (última quinta-feira) pela governadora em exercício Mailza Assis, estabelecendo a criação do Museu dos Povos Acreanos. A formalização do espaço cultural ocorre um ano e meio após a sua inauguração, realizada em 6 de agosto de 2023, com efeito retroativo.

O presidente da Fundação Elias Mansour, Minoru Kinpara, explicou que a demora na expedição do decreto foi necessária para cumprir os trâmites burocráticos. “Também, precisávamos atender alguns critérios exigidos para dar a segurança necessária ao ato de criação via decreto”.

Anúncio

Com a oficialização, o espaço cultural, que conta com salas para exposição, auditório e loja de artesanato e souvenirs, além de átrio poderá, agora, solicitar registro ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O museu passa a integrar o Cadastro Nacional de Museus, o que garante a proteção legal de seu acervo no que diz respeito à preservação e segurança do patrimônio e está apto para “acessar os recursos públicos, editais de fomento, realizar concursos públicos, dar incentivos fiscais e fazer parcerias com órgãos governamentais e privados para projetos culturais”.

Instalado no prédio do antigo Colégio dos Padres e Colégio Meta, uma edificação construída na década de1960 e protegida pela lei 1294/99, do Fundo de Pesquisa e Preservação do Patrimônio Cultural do Acre, o Museu dos Povos Acreanos passou por intervenções na estrutura, adaptações e reformas feitas durante o período de seis anos. Na obra foram utilizados recursos próprios do Estado e do Banco Mundial na ordem de R$ 14 milhões.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.