Menu

Fofoca, interesses e bastidores do rompimento de Alan com governo

Foto: Whidy Melo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O programa “Boa Conversa”, apresentado pelo jornalista Marcos Venicius no ac24horas trouxe um debate quente nesta sexta-feira (7). Com a participação dos experientes comentaristas políticos Astério Moreira e Luis Carlos Moreira Jorge (Crica), o programa abordará os principais temas que estão agitando o cenário político do Acre.

Um dos principais assuntos foi a recente onda de demissões de aliados do senador Alan Rick no governo estadual. Os jornalistas apontaram os motivos por trás dessa movimentação, que inclui o rompimento entre o governador Gladson Cameli e Alan Rick. A frase do ex-governador Jorge Viana, “Com demissão de mãe não se brinca”, ganhou destaque após o racha e será tema de debate.

Anúncio

“O Gladson avalizou e tirou e disse: Mailza você tem tudo pra fazer a sua campanha para se viabilizar. A Mailza não vai poder dizer que daqui pra frente não vai poder reclamar de nada, ela tem as portas do governo abertas pra ela. Só falta combinar com o povo e com o eleitor. Outra notícia que correu nos bastidores é que o Alan teria se juntado com o Jorge Viana em Brasília para acelerar o processo no STJ para condenar isso, só que isso não procede.”, afirmou Crica.

“Alguém contou pro Gladson que o Alan teria dito a respeito dele e ele não teria gostado. Conhecendo o humor do governador de outros carnavais fiquei em dúvida se realmente foi isso. Mas juntou a fome com a vontade de comer. Esse conflito estava escrito nas estrelas entre Mailza e o Alan”, pontuou Astério Moreira.

Outro ponto que foi abordado foi a visita da vice-governadora Mailza Assis (Progressistas) a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) que anunciou a sua candidatura à sucessão de 2026. “Nos bastidores, a gente ouve planos a e b, o Gladson tem capacidade extraordinária de ver o futuro e passa muito sobre esse ano de 2025”, pontuou Astério Moreira.

“A Operação Faixa de Gaza seria ao menos a seguinte forma todas as medidas que o Gladson tomar contra aliados vão ser debitados na conta da Mailza, a Mailza vai varrer o governo e de repente que quem vai tomar de Gaza é os Estados Unidos e quem seria os EUA caso a Mailza não se viabilizar?”, pontuou Marcos Venicius.

Os jornaistas abordaram a situação envolvendo Alysson Bestene que assume a Educação, com Paulo Machado sendo remanejado, o PP ficando com a Zeladoria, e Bloquinho no Esporte. “O Alysson falou que o Machado vai ficar uma semana para a transição, mas que na Educação o Machado não vai ficar. O Alysson afirmou que vai escolher os assessores mais próximos dele”, pontuou Crica.

A possível fusão entre PSD e PSDB, dois dos principais partidos do estado, foi outro ponto de destaque. O senador Petecão afirmou que a união está avançada, e os debatedores avaliarão os impactos dessa aliança para o cenário político acreano. “O Petecão disse que a fusão está praticamente certa”. pontuou Crica.

O PP decidiu liberar seus vereadores para atuarem contra o prefeito Tião Bocalom e o PL na Câmara Municipal. Os jornalistas abordaram as articulações e os nomes novos desta legislatura. “Essa Câmara será bem melhor que as legislaturas anteriores. A mágoa do Samir passa por ele ter sido vetado pelo Bocalom. Não sei se vão dar a Zeladoria pra ele”, pontuou Crica.

O posicionamento do MDB no cenário político acreano foi outro tema. O partido ainda não definiu se assume um papel de oposição ou se mantém uma postura mais neutra, e essa indefinição será discutida no programa. “O João Correia acha que o partido deveria ter candidato ao Governo, mas isso não vai se viabilizar devido ao Marcus que quer ser candidato a Estadual e o sonho do Vagner quer indicar a filha Jéssica para vice de uma das chapas ao Governo. O Roberto Duarte quer uma junção da União, Republicanos e MDB para 2026”, pontuou Crica.

Por fim, foi abordado a situação do prefeito Tião Bocalom que não está focado em uma candidatura para 2026. “O Bocalom pode ser o plano C, não tem nada definido para 2026”, pontuou Astério Moreira.

Assista a entrevista na íntegra:

video
play-sharp-fill

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.