Menu

Canetada de Gladson também exonera mãe de Alan Rick do governo e oficializa rompimento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O rompimento público do governador Gladson Cameli (PP) e do senador Alan Rick (UB) não culminou apenas com a exoneração da irmã de Alan, Mirla Miranda, mas também da matriarca da família. Maria Gorete Costa de Moraes da Silva também foi exonerado do Grupo de Chefia, Assistência e Assessoramento na Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) onde tinha o salário de R$ 8.665,28. A demissão oficializada em uma edição extra do Diário Oficial na noirte de quarta-feira, 5.

As mudanças ocorreram horas após a vice-governadora Mailza Assis anunciar, durante visita à Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), que será candidata à sucessão em 2026. As exonerações atingiram, em especial, indicados do senador Alan Rick (União Brasil), que também se coloca como um dos pré-candidato ao governo do estado.

Anúncio

Entre as exonerações, destacam-se nomes ligados diretamente ao senador Alan Rick, como a ex-presidente da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Iucara Andrade da Costa Souza, e Mirla Moraes Miranda Mariano, irmã do parlamentar, que ocupava o cargo de diretora de Planejamento da mesma fundação. Além disso, Jairo Cassiano Barbosa, coordenador político de Alan Rick e amigo pessoal do senador, foi exonerado do cargo no Grupo de Direção e Assessoramento Especial (DAE).

Em contrapartida, Gladson Cameli nomeou João Paulo Bittar, filho do senador Márcio Bittar (União Brasil), para a presidência da Funtac. A nomeação é vista como a entrada do grupo de Bittar no governo, após o racha ocorrido em 2022, quando o senador viu a ex-esposa, Márcia Bittar, ser descartada para compor a chapa de Cameli como vice. Na ocasião, o governador optou por Mailza Assis, então senadora, que acabou elegendo-se vice-governadora na reeleição de Cameli, vencida no primeiro turno.

As exonerações de pessoas indicadas por Alan Rick e a nomeação de João Paulo Bittar são interpretadas como um sinal de que Gladson Cameli está fortalecendo a candidatura de Mailza Assis, sua vice-governadora, em detrimento de Alan Rick, que, até o momento, lidera todas as pesquisas eleitorais para 2026.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.