Menu

Elzinha reapresenta PL que proíbe nomeação de condenados por violência doméstica e sexual em cargos públicos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A vereadora Elzinha Mendonça (PP) reapresentou na Câmara Municipal de Rio Branco um projeto de lei que proíbe a nomeação de pessoas condenadas por violência doméstica, familiar contra a mulher e crimes contra a dignidade sexual para cargos públicos administrativos e políticos no município.

De acordo com o PL, fica vedada a nomeação para cargos na Administração Pública direta e indireta, incluindo autarquias e fundações, de indivíduos condenados por esses crimes, conforme previsto na Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) e nos artigos 213 a 234 do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848/1940).

Anúncio

“A restrição começa a valer após o trânsito em julgado da decisão condenatória definitiva e se encerra com o cumprimento integral da pena ou a extinção da punibilidade”, estabelece o projeto.

Na legislatura passada, o PL foi aprovado na Câmara, mas vetado pelo prefeito Tião Bocalom, com a base governista mantendo o veto. Agora, diante da instabilidade da base aliada na nova gestão, Elzinha decidiu reapresentar a proposta.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.