Menu

Após tragédia, bombeiros e marinha montam sinalização na travessia do Rio Caeté

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após a morte do ribeirinho Raudiney Cuesta de Souza, de 26 anos, que morreu após bater sua canoa na balsa do Dnit, no Rio Caeté, nessa sexta-feira, 24, o equipamento segue operando neste sábado, 25, fazendo a travessia de veículos sobre o manancial. Não há mais grandes filas se formando nos dois lados do rio.

Cerca de mil veículos passam por dia na BR-364 entre Rio Branco e as cidades do Vale do Juruá, como Cruzeiro do Sul. Com a ponte interditada por problemas estruturais, a travessia do Rio Caeté passou a ser feita em uma balsa. No entanto, nas primeiras horas de operação, uma canoa bateu na balsa e o ribeirinho acabou morrendo afogado.

Anúncio

Devido à  tragédia, algumas medidas estão sendo tomadas. Mesmo a BR-364 sendo federal, o superintendente do Dnit no Acre, Ricardo Araújo, disse ao ac24horas que solicitou aos Bombeiros e à Polícia Militar do Acre mais segurança no local da travessia.

“Devido ao ocorrido, já estamos preparando mais segurança do bombeiro e da PM e estamos esperando a conclusão dos laudos do acidente. Não há mais filas e o que aconteceu foi aquela excepcionalidade do acidente e a balsa teve que ficar parada para dar apoio para o bombeiro, então deu uma engarrafada, mas às 19 horas já não tinha mais fila”, relatou Ricardo à reportagem.

O comandante dos bombeiros, coronel Charles, diz que há uma equipe dos bombeiros no Caeté neste sábado fazendo ações preventivas para evitar novos acidentes. Mas descartou a presença diária de um salva-vidas militar do Acre no local, que é de responsabilidade da Marinha do Brasil.

“Não há essa possibilidade de ter esse salva-vidas nosso lá. Nossa equipe está no local fazendo a instalação de placas de sinalização para orientar a população, os barqueiros. Devido à oscilação do nível, uma hora o rio estará mais estreito ou mais largo e é necessária essa conscientização. Essa responsabilidade é da Marinha do Brasil, que hoje também estará lá no local“, respondeu o coronel Charles Santos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre.

Mais de 300 veículos à noite

O superintendente do Dnit, Ricardo Araújo, conta que no período da noite de sexta-feira até a manhã deste sábado, 25, mais de 300 carros foram transportados pela balsa do Dnit de um lado para o outro do rio.

“Das 22h às 8h passaram 4 ônibus (um deles da defesa civil), 62 motos, 220 veículos e 17 carretas sem nenhum problema”. Segundo ele, em breve haverá sinal de internet e banheiros no local de travessia do Rio Caeté. Araújo diz ainda que, com a chegada da balsa do governo do Estado ao Caeté, a travessia de veículos será mais rápida e sem problemas.

“Eu mandei levar uma antena da Starlink para botar lá e a gente vai ter mais um monitoramento diário, e a população poderá usar o sinal. Haverá dois banheiros químicos para cada lado. O que aconteceu antes foi devido a um acidente, então agora a tendência é fluir melhor com a ajuda da balsa que tá chegando para gente lá”, concluiu o superintendente ao ac24horas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.