Menu

Covid, influenza B e rinovírus são os mais circulantes em unidades de saúde do Acre

UPA - Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre emitiu boletim epidemiológico das síndromes respiratórias no estado referente à segunda semana de 2025, que detectou que os vírus SARS-COV-2 (causador da Covid-19), influenza B e o rinovírus como os mais frequentes circulantes nas unidades de saúde sentinelas. O boletim tem como base dados colhidos nas unidades referências, sendo eles a UPA do 2° Distrito em Rio Branco, Hospital Raimundo Chaar em Brasiléia e UPA Jàcques Pereira em Cruzeiro do Sul, como também de outras unidades de internação para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.


De acordo com o documento, foram registradas 522 consultas de síndromes gripais nas unidades sentinelas do Acre na segunda semana de 2025, sendo mais afetadas as pessoas de faixa etária entre 20 a 39 anos. No entanto, as crianças de 0 a 9 anos e os idosos acima de 60 anos continuam sendo as faixas etárias com maiores taxas de internação, sendo a vacinação a medida crucial, especialmente para estes grupos e para paciente imunossuprimidos, na diminuição dos riscos associados às complicações.

Publicidade


Nas análises das notificações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, na semana epidemiológica 2, dentre as unidades de internações do estado, o Hospital Geral de Rio Branco-HUERB, Hospital Regional do Juruá e hospital infantil Iolanda Costa e Silva são as que mais internam e notificam SRAG.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido