Menu

Médicos cogitam greve para impedir municipalização de hospitais no Acre

Criança espera atendimento no Pronto Socorro - Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Diretoria do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) emitiu uma nota de repúdio nesta segunda-feira, 20, após o ac24horas divulgar no domingo (19) a notícia de municipalização de hospitais do interior. A categoria diz ter recebido a informação com sentimento de revolta.

A Diretoria do Sindmed-AC se reunirá para debater uma estratégia em conjunto com a equipe de advogados e apresentará propostas de mobilização para a categoria, que poderá decidir até por uma greve por tempo indeterminado.

Anúncio

“É vergonhoso para a gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) anunciar pela imprensa a municipalização de hospitais do interior, assinando atestado de incompetência, assumindo ser incapaz de cumprir com a importante tarefa de garantir saúde pública de qualidade”, afirma o sindicato.

Os profissionais reclamam que o plano não passou por debates com os servidores e nem com o Conselho Estadual de Saúde (CES), o governo do Estado. “Declara a quebra do legítimo debate democrático e o sentido maior de universalização do sistema, sobrecarregando a ponta, os municípios, que não possuem arrecadação própria e sobrevivem de transferências constitucionais, e que não possuem capacidade para a gestão de unidade de média complexidade”.

Segundo o Sindmed no Acre, essa mudança aumenta os riscos para a saúde das pessoas, e eleva a possibilidade de assédio moral contra servidores. “A Diretoria do Sindmed-AC ainda alerta para os riscos reais da falta de recursos, como já ocorreram em gestões anteriores de unidade gerida por Oscip, deixando salários atrasados pelo atraso de repasses, condicionando o dinheiro da saúde a uma mera conveniência política, elevando o risco de mortes por falta de insumos e de assistência”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.