Menu

Dia do Católico no Acre: data foi influenciada por devoção a São Sebastião

Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta segunda-feira (20), os católicos acreanos comemoraram o Dia Estadual do Católico, instituído em 2016 por meio da Lei nº 3.137. A proposta foi de autoria do deputado estadual Manoel Moraes e escolheu o dia 20 de janeiro por sua associação à celebração de São Sebastião, padroeiro de Xapuri e um dos santos mais reverenciados pela Igreja Católica.

De acordo com a Diocese de Rio Branco, a escolha foi influenciada pela devoção popular a São Sebastião, cuja memória litúrgica é celebrada em várias cidades do Acre, como Xapuri, Epitaciolândia, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima e Rio Branco.

Anúncio

“Por certo, em razão de várias cidades acreanas celebrarem São Sebastião, bem como pela existência de comunidades nos ramais e seringais com grande devoção ao ‘soldado de Jesus’ e modelo de cristão, a data foi escolhida com alusão ao Dia da Memória Litúrgica ao santo”, afirmou a Diocese.

À época da criação da data, o padre Massimo Lombardi, então reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, sugeriu que o Dia do Católico fosse substituído pelo Dia do Ecumenismo, assim, todas as religiões seriam homenageadas.

Apesar da proposta, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) optou por manter a homenagem específica aos católicos, seguindo os moldes do feriado estadual do Dia do Evangélico, sancionado em 2010 e celebrado em 23 de janeiro.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.