Menu

Interessados em cursar Medicina na Ufac terão processo seletivo próprio

Foto: ASCOM/UFAC
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Universidade Federal do Acre (Ufac) divulgou nesta sexta-feira (17) esclarecimentos sobre o processo para ingresso no Curso de Medicina e a aplicação do Bônus Regional, buscando sanar dúvidas dos candidatos.

Em dezembro do ano passado, o Conselho Universitário da Ufac decidiu retirar o curso de Medicina do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2025.

Anúncio

A medida também abriu espaço para a realização de um processo seletivo próprio, com base nas notas do Enem, para garantir a continuidade da política de ação afirmativa de Bônus Regional de 15% para estudantes do Acre e regiões adjacentes.

As explicações foram apresentadas pela pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, em um vídeo publicado nas redes sociais da instituição.

Conforme a pró-reitora, o processo seletivo para o Curso de Medicina terá edital próprio e será gerenciado pela própria Ufac. O ingresso será baseado nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, sem a necessidade de vestibular específico.

Damasceno destacou que o Bônus Regional, que garante 15% adicionais na nota do Enem para candidatos que cursaram todo o ensino médio no Acre ou em municípios fronteiriços, continua sendo aplicado ao Curso de Medicina.

Segundo a pró-reitora, essa política, criada em 2019, busca promover o desenvolvimento regional e aumentar a fixação de médicos na região, considerando a baixa densidade de médicos por habitante no estado.

“O bônus é uma forma de incentivo à permanência de profissionais na região, principalmente em cursos com alta concorrência, como Medicina. Antes da implementação dessa política, apenas 8% a 9% dos estudantes do curso eram acreanos, e muitos profissionais formados retornavam para seus estados de origem”, explicou.

A Ufac também esclareceu a diferença entre os processos seletivos via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o edital específico de Medicina.

O Sisu, administrado pelo Ministério da Educação, não aplica o Bônus Regional devido a mudanças recentes. Dessa forma, a universidade optou por cancelar o Curso de Medicina do Sisu para garantir a continuidade da política de ação afirmativa.

Por fim, o pró-reitora ressaltou que o edital específico para Medicina será público e acessível a candidatos de qualquer estado, respeitando critérios como cotas raciais, ampla concorrência e validação de documentos.

A previsão é de que o edital seja lançado em fevereiro de 2025. “Essa decisão visa fortalecer nossa política de bônus e contribuir para a fixação de profissionais na região, atendendo às necessidades do Acre e promovendo seu desenvolvimento”, concluiu Damasceno.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.