Categories: Destaque 1

Rio Branco é uma das cidades que podem ganhar novo canal de televisão em 2025

Por
Leônidas Badaró

O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União um edital para levar 227 novos canais de TV para 189 cidades brasileiras.


Os interessados devem se cadastrar até 31 de janeiro de 2025 no seguinte link: http://www.gov.br/mcom/pt-br/assuntos/radio-e-tv-aberta/pno_rtv.


Conforme a publicação, serão selecionadas pessoas jurídicas e concessionárias de Radiodifusão de Sons e Imagens, em caráter primário e com tecnologia digital, para retransmissão de televisão (RTV).


São 189 localidades distribuídas entre os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas , Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás , Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. No Acre, Rio Branco é a única cidade selecionada.


Com o edital, o cronograma do Plano Nacional de Outorgas 2023/2024/2025 também terá algumas alterações em relação aos meses de datas de chamamento público para empresas interessadas em executar o serviço.


O Plano Nacional de Outorga (PNO) foi criado para dar uma maior transparência sobre os procedimentos e critérios necessários para que as localidades sejam contempladas em futuros editais de seleção pública.


Nos PNOs, são apresentadas todas as localidades que serão avaliadas para a concessão ou autorização de novas outorgas para serviços de radiodifusão, ou ancilares.


RTV


O serviço tem a finalidade de retransmitir, de forma simultânea ou não, os sinais de estação geradora de televisão, fazendo com que os sinais das estações geradoras sejam recebidos em locais onde não são alcançados diretamente ou atingidos em condições técnicas inadequadas. As emissoras autorizadas a executar os serviços de RTV poderão retransmitir os sinais oriundos de estações geradoras de TV comercial ou educativa.


As autorizações para execução do serviço de RTV poderão ser concedidas em caráter primário (canal protegido de interferências) ou secundário (canal sem proteção contra interferências). Nos dois casos, as autorizações são concedidas de forma precária, por serem serviços ancilares ao serviço de radiodifusão de sons e imagens (TV).


Share
Por
Leônidas Badaró

Últimas Notícias

  • Destaque 1

Acre decreta situação de emergência devido ao aumento de casos de arboviroses

Governo do Acre decretou nesta quinta-feira, 9. situação de emergência em saúde pública devido ao…

09/01/2025
  • Nacional

Governo lança edital para apoiar e-comércio em três regiões

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e…

09/01/2025
  • Nacional

Receita esclarece que não cobrará imposto por Pix

O reforço na fiscalização de transferências via Pix e cartão de crédito não significa criação…

09/01/2025
  • Cotidiano

Homem é preso com cocaína escondida em bolsa de colostomia no Acre

Durante uma abordagem de rotina realizada pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) em Senador Guiomard,…

09/01/2025
  • Cotidiano

Eclipse lunar, chuva de meteoros e conjunções: veja fenômenos astronômicos de 2025

O ano de 2025 promete ser fascinante para os apaixonados por astronomia. Segundo o Observatório…

09/01/2025
  • Cotidiano

Acre tem 177 vagas de emprego ofertadas pelo Sine nesta quinta (9)

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 177 vagas de emprego nesta…

09/01/2025