Menu

Acre e mais cinco estados não concederam ‘saidinha de Natal’ no último ano

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De acordo com reportagem publicada pelo portal Metrópoles, mais de 2 mil apenados que tiveram direito à saída temporária de Natal, concedida entre o final de 2024 e o início de 2025, não retornaram aos presídios brasileiros. O Acre, juntamente com outros cinco estados, não concedeu o benefício neste período.

Segundo o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), o estado não adota o sistema de “saidinha”. “Quem tem direito à saída já está em monitoramento por tornozeleira eletrônica, não estando mais em regime fechado dentro de uma penitenciária”, explicou o órgão. Atualmente, pouco mais de 2.600 reeducandos no estado fazem uso do monitoramento eletrônico.

Anúncio

O benefício da saída temporária é concedido por juízes a apenados em regime semiaberto, desde que atendam a critérios específicos, como bom comportamento e cumprimento de parte da pena — 1/6 para réus primários e 1/4 para reincidentes —, além de não terem cometido faltas graves no último ano.

Aqueles que não retornam à unidade prisional no prazo estipulado são considerados foragidos e perdem o direito ao regime semiaberto. Em caso de recaptura, o reeducando retorna ao regime fechado para cumprimento do restante da pena.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.